O nome científico da erva Tanchagem é Plantago major e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, os principais ativos mais importantes e que apresentam mais benefícios são os iridóides, as mucilagens e os flavonoides.
As partes aéreas da tanchagem podem ser usadas, por via oral, em caso de doenças respiratórias e infecções das vias respiratórias, já que o chá de tanchagem atua como fluidificante das secreções brônquicas, alivia a tosse e pode ser utilizado em gargarejos para tratar afecções da boca e da garganta, como aftas, faringite, amigdalite e laringite.
O chá também pode ser usado para aliviar infecções urinárias, perdas de urina durante o sono, problemas de fígado, azia, espasmos de estômago, diarreia e como diurético para reduzir a retenção de líquidos.
Além disso, também pode ser usado na pele para curar feridas, já que ajuda na cicatrização e coagulação do sangue, e para tratar furúnculos
As propriedades da Tanchagem incluem sua ação antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.
Como fazer o chá de tanchagem
Ingredientes:
- 3 a 4 g de chá de partes aéreas de tanchagem;
- 240 mL de água.
Modo de preparo:
Colocar as partes aéreas de tanchagem em um 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.