Para que serve a Passiflora ?
Conhecida por sua ação calmante natural, a passiflora é a flor do maracujá.
Seu uso é comum entre pessoas que procuram produtos naturais para aliviar a ansiedade, aparecendo com diversas variações.
A planta é utilizada como um calmante natural, para aliviar os sintomas da ansiedade. Além disso, ameniza insônia, sintomas da menopausa e inflamações.
Esse uso se dá graças à grande presença de saparinas, substância que age no sistema central e ajuda a criar a sensação de relaxamento. Além disso, é rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Confira outros usos da passiflora:
Ação calmante: A passiflora estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia.
Previne a depressão: A passiflora ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, calcalóides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.
Melhora a concentração: Ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, a pessoa consegue alcançar maior estado de concentração.
Boa contra infecções: A passiflora possui ação antibactericida, por isso ela é uma aliada
Boa contra a doença de Parkinson: Acredita-se que a presença dos alcaloides harmina e harmalina, possam ser eficazes contra o Mal de Parkinson, porém ainda não há detalhamento dos mecanismos.
Controla a pressão arterial: As harmalas, substâncias presentes na passiflora inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.
Tipos de passiflora
São mais de 500 tipos diferentes de passiflora, e cerca de 90% da produção brasileira é da P.edulis Sims f. flavicarpa Deg, conhecida popularmente como maracujá-amarelo. Por mais que a fruta seja vendida em todas as regiões do país, não é a variação mais utilizada com fins medicinais.
Ao invés disso, as variações da planta mais utilizadas com esses objetivos são a passiflora alata, do maracujá doce, e a passiflora incarnata, da flor-da-paixão.
Chá
O chá é feito com as folhas secas do maracujá. Para preparar, basta colocar duas colheres de chá das folhas secas em uma xícara com água fervente. Deixe em repouso por 10 minutos, coe e beba normalmente. Você pode consumir o chá até três vezes por dia.
O chá de passiflora é fácil de fazer e proporciona sensação de bem-estar.
Combinar a passiflora com a camomila é uma opção para potencializar ainda mais seu efeitos calmante.
Cuidados e contraindicações
Mesmo sendo um produto natural, é necessário ter alguns cuidados ao tomar a passiflora. Além de pessoas que possuem alergia à substância, grávidas e lactantes devem evitar o seu uso.
Não misture a passiflora com bebidas alcoólicas, pois a combinação pode potencializar os efeitos do álcool. Não é recomendado, também, associá-la ao uso de remédios sedativos e hipnóticos.
A passiflora pode ser uma boa aliada para quem busca por uma solução natural para amenizar a tensão do dia a dia.
#lapilliemporio #praiagrande #aviacao #farinhaitaliana #azeite #castanhas #graos #cereais #vinhos #queijos #produtosdequalidade #produtosnaturais #viverbem #estilodevida #dieta #emporio